quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Aula de Leitura



A escola no inicio do segundo semestre de 2013, iniciou um projeto,  onde alunos e professores abraçaram essa ideia "AULA DE LEITURA", onde um dia na semana  numa aula a escola toda realiza a aula de leitura. Os alunos trazem livro de casa ou emprestam da escola e todos compartilham esse momento mágico da leitura. 

O objetivo deste projeto é estimular, incentivar
 e despertar  o gosto pela leitura em nossos  alunos.




Segundo Orlando Morais(1997) a leitura envolve em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons. Em que, no início do processo de aprendizagem da leitura, a criança deverá diferenciar visualmente cada letra impressa, percebendo e relacionando este símbolo gráfico com seu correspondente sonoro. Quando a criança entra em contato com as palavras, deve então diferenciar visualmente cada letra que forma a palavra, associando-a a seu respectivo som, para a formação de uma unidade Lingüística significativa. Neste processo inicial da leitura, em que a criança visualiza os símbolos, fazendo a associação entre a palavra impressa e som, define-se decodificação.

Entretanto, para que haja leitura não basta apenas a decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Quando não há compreensão pela criança do que se lê no texto, esta leitura deixa de ser interessante, prazerosa e motivadora. Pode-se considerar então que uma criança lê, quando esta entende o que o texto retrata. Pois quando esta apenas decodifica e não compreende, não se pode afirmar que houve leitura.

Quem lê muito, sabe muito.
Quem não lê, só sabe o que os outros contam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário